Dicionário Biográfico

Elysio Custódio Gonçalves de Oliveira Belchior

Foto de Elysio Custódio Gonçalves de Oliveira Belchior

Elysio Custódio Gonçalves de Oliveira Belchior, natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu em 23 de agosto de 1923, filho de Custódio Gonçalves Belchior e Francisca Amália de Oliveira Belchior. É economista formado, em 1944, pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (atual Faculdade Cândido Mendes), da qual foi professor titular da cadeira de Evolução da Conjuntura Econômica, de 1949 a 1964, Diplomado pela Escola Superior de Guerra, em 1966. É consultor-adjunto do Serviço Social do Comércio/NA, com exercício na Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio. Exerceu a chefia desta Divisão, de 1958 a 1982.

Sócio Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (titular) no qual exerce, atualmente, o cargo de 2º secretário; do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (emérito), do Colégio Brasileiro de Genealogia (colaborador), do Instituto Histórico e Geográfico do Uruguai (correspondente), da Academia Nacional de História, da Argentina (correspondente), da Real Academia da História, da Espanha, (correspondente)), da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Obras: Visconde de Cairu: vida e obra (1956 e 2000), Conquistadores e Povoadores do Rio de Janeiro (1965), Aspectos da Economia Salineira no Brasil (1967), Introdução e Notas à 3ª ed. de O Rio de Janeiro, de Morei de Azevedo (1969), Pioneiros da Hotelaria no Brasil em co-autoria com Ramon Poyares (1987), Vocabulário de Termos de Economia e Finanças (1985). A Economia Brasileira em 1945 (1997), Dicionário Biobibliográfico de sócios estrangeiros do IHGB, no século XIX (2002)

 

 

© MMV-MMXIV, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Todos os direitos reservados.    Termos de Uso