Dicionário Biográfico

Caio César Boschi

Foto de Caio César Boschi

Licenciado em História (UFMG, 1969), Doutor em História Social (USP, 1982).

Professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal de Minas Gerais (aposentado em 1994) e Professor Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (em exercício; nesta instituição, exerceu as funções de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Decano da Reitoria).

Entre 1990 e 2009, foi professor convidado e leitor em História do Brasil, às expensas e por indicação do governo brasileiro, na Universidade de Lisboa e na Universidade do Porto, atuando em cursos de Licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado.

Foi também professor convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e da Universidad de Salamanca.

Ainda em Portugal, foi coordenador acadêmico do Projeto Resgate (de microfilmagem da documentação histórica depositada em instituições portuguesas respeitantes ao Brasil).

Integra, desde a sua criação, em 1995, a COLUSO – Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda e Preservação Documental

É membro do conselho editorial de várias revistas especializadas,

É sócio correspondente da Academia Portuguesa de História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Além de dezenas de artigos publicados em revistas especializadas do Brasil e do estrangeiro, são de sua autoria os seguintes livros: Os leigos e o poder: irmandades e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986; Barroco Mineiro: arte e trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1986; Por que estudar História? São Paulo: Ática, 2007; O Brasil-Colônia nos arquivos históricos de Portugal. São Paulo: Alameda, 2011; O Cabido da Sé de Mariana (1745-1820); documentos básicos. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro; Edit. PUCMinas, 2011; Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Ed. PUCMinas, 2011.

Na área da Arquivística, publicou Fontes primárias para a História de Minas Gerais em Portugal (Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1998) e é co-autor do Inventário da Coleção Casa dos Contos, livros – 1700-1891. (Belo Horizonte: PUC Minas; FAPEMIG, 2006); além de ter sido o coordenador das equipes e ter elaborado os catálogos da documentação avulsa das capitanias de Minas Gerais, Maranhão, Pará e Rio Negro do acervo do Arquivo Histórico Ultramarino.

Pelo seu trabalho e suas ligações com Portugal, foi distinguido, em 1997,  pelo governo da República Portuguesa, com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

 

 

 

© MMV-MMXIV, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Todos os direitos reservados.    Termos de Uso