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Abertura

De Marchas e Jingles que Fizeram História: 
A Coleção do Instituto

O papel da publicidade nas campanhas eleitorais brasileiras vem sendo objeto de percucientes análises na Universidade. Sua bibliografia é significativa e não são poucos os artigos que circulam na internet sobre o tema.

Por meio deles é possível recuperar um sem número de composições musicais, que revelam a importância da música como instrumento de persuasão e contestação política, muito antes de o rádio e a televisão virem a desempenhar o papel de formadores de opinião.

Museus, bibliotecas, arquivos e coleções particulares são, por outro lado, uma fonte insuspeitada de testemunhos por meio das quais é possível recompor um sem número de episódios da vida política nacional, alguns dos quais ainda vivos na memória de todos e outros já sequer lembrados. O mesmo pode-se dizer do acervo de discos e partituras do Instituto.

259 abertura 1

 A mais antiga peça de seu repertório é o samba “Segura que eu quero largar”, com letra e música de Augusto Portugal dos Santos (1922), numa sátira à sucessão de Epitácio Pessoa, retratado, na própria partitura, jogando, pela janela do Catete, a cadeira presidencial sobre Arthur Bernardes e Nilo Peçanha, então candidatos ao posto. Quatro anos mais tarde, seria a vez de Washington Luís ser homenageado com o samba “Paulista de Macaé”, composto por Marques Porto e Luís Peixoto e musicado por Sá Pereira.

259 abertura 2

A Revolução de Trinta viria logo após, assinalando vencedores e vencidos. “Ode à Revolução” era a marcha de Julio Casado e Oswaldo Santiago, em homenagem aos primeiros, trazendo no reverso do próprio disco, do mesmo Santiago, a parte que tocara aos segundos – “Bico de lacre não vem mais” – numa jocosa alusão a Julio Prestes, eleito e impedido de empossar-se. E hinos patrióticos não faltaram em homenagem a João Pessoa, com letra de Santiago e música de Eduardo Souto, e Juarez Távora, com letra e música de E. Wanderley.

259 abertura 3

A figura de Vargas, tornada recorrente no imaginário popular, também se faz presente. O arquivo do Instituto guarda quatro dessas marchas: “Getulio” e “Às urnas”, de Armando e Carlos Pastor e seu Jazz Band, e “Avante brasileiros” e “A voz do povo”, de J. B. Carvalho, com Napoleão e seus Soldados Musicais. Mas é possível ouvir também a voz da dissidência, na cadência histriônica da marcha “Anauê! Anauê!, da milícia integralista, impressa pelos Irmãos Vitale, e em sua congênere “Avante”, oficializada pela Secretaria Nacional de Cultura Artística, com harmonias e orquestração de Radamés Gnatalli.

A campanha presidencial de 1950, por seu turno, emplacou dois outros sucessos: o hino “Salve o Brigadeiro”, de Carlos Frias, e a marcha “Bota o retrato do velho outra vez/Bota no mesmo lugar”, de Haroldo Lobo e Marino Pinto, talvez só igualada à “Varre varre, vassourinha”, de Jânio Quadros, das eleições de 1960, e ao “Lula lá”, da campanha de 1989. Um e outro também figuram em nossa coleção.

Ademar de Barros – uma das mais folclóricas fi guras da política brasileira, duas vezes candidato à presidência (1955 e 1960), o homem do “Desta vez vamos” (sem nunca ter ido) – é tema de nada menos de doze composições musicais. Tem-nas o Instituto, em velhos discos de carnaúba e sob os ritmos os mais diversos – marcha, samba, baião, frevo e rancheira – com títulos bem a gosto do candidato, como “A caixinha do Ademar”, “Ademar dá jeito” e “Baião do Ademar”.

As eleições de 1960, como é sabido, marcaram a estreia do marketing como fator de alavancagem política e sucesso eleitoral, com toda a parafernália de propaganda, como faixas, cartazes e lembranças de campanha (vassoura, espada e trevo) destinadas a “fazer a cabeça” do eleitor.

Da mesma época, embora menos conhecidos, são a marcha “Ele vem aí”, do homem da vassoura, com letra e pauta musical de Antônio Bruno e Leo Romano, e o “Hino da Legalidade”, de Demóstenes Gonzales, Leila de Lemos e Paulo César, composto pelo movimento de resistência que levou à posse de João Goulart, ambos também presentes em nossa coleção. E deste, por sinal, como não lembrar o famoso jingle “É Jango, é Jango/É Jango Goulart”, com que se elegeu vice-presidente?.

Cada uma dessas composições musicais constitui-se, portanto, em verdadeiro link para fazer conhecer e recordar importantes momentos de nossa história republicana.