Abertura
Av. Augusto Severo, nº 8 - Glória - 20021-040 - Rio de Janeiro - RJ. Edição: Victorino Chermont de Miranda - Revisão: Cybele de Ipanema - Colaboração: Arno Wehling Só os nomes dos sócios do IHGB são grafados em negrito Informações para o Noticiário também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
IHGB Realiza Seminário sobre a Presença Portuguesa no Rio de Janeiro


Dando sequência à programação das atividades acadêmicas, o IHGB realizou, em parceria com o Real Gabinete Português de Leitura e o Liceu Literário Português, o Seminário Internacional “Presença Portuguesa no Rio de Janeiro”.
O evento foi aberto na tarde de 8 de setembro, pelo presidente Arno Wehling, seguindo-se a conferência da professora Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História, sobre Martim Afonso de Souza – notas biográficas de um pioneiro, e um coquetel de congraçamento no terraço.
No dia subsequente, a sessão matutina versou sobre Literatura e Sociedade, com as comunicações da professora Gilda Santos, da UERJ, sobre “Escritores portugueses no Rio: entre presença e ausência”, de José Arthur Rios sobre “A marca portuguesa na literatura brasileira: Eça de Queiroz”, e de Luiz Felipe de Seixas Corrêa sobre “Uma família luso-brasileira no Rio de Janeiro joanino: os Carneiro Leão”, e a vespertina sobre Artes Plásticas e Fotografi a, com Myriam Ribeiro discorrendo sobre “Igrejas pombalinas em Lisboa e no Rio de Janeiro”, Dora Alcântara sobre “O azulejo português em nossa terra carioca” e Pedro Karp Vasquez sobre “Joaquim Insley Pacheco: fotógrafo da Casa Imperial do Brasil e Cavaleiro da Ordem de Cristo de Portugal”, seguidas ambas as mesas de debates. A conferência do dia fi cou a cargo do professor Jaime Gouveia, das Universidades Nova de Lisboa e de Coimbra, que discorreu sobre Fluxos e refl uxos da presença portuguesa no Rio de Janeiro nos fi nais do século XIX e inícios do século XX .
No terceiro e último dia, teve lugar, na parte da tarde, a mesa-redonda sobre Livros e Impressos, com a participação de Tania Bessone, com a comunicação “O comércio de livros entre Brasil e Portugal no século XIX”, Cybelle de Ipanema, com o tema “Dentre Gazetas” e Lucia Guimarães com “Um carioca de coração lisboeta: João do Rio (1881-1921), igualmente seguida de debates.
Coube à professora Ismênia Martins a conferência de encerramento, tendo por tema A presença portuguesa no espaço urbano do Rio de Janeiro. Uma exposição, no Sala Barão do Rio Branco, de 8 painéis e 10 vitrines com peças do acervo do IHGB, ilustrou o evento.
Corpo Social
Notícias de Sócios
Antonio Celso Alves Pereira tomou posse na cadeira 1 da Academia Brasileira de Educação, tendo sido saudado por Arnaldo Niskier. Dia 11.
Antonio Gomes da Costa foi eleito sócio emérito do IHGB. Dia 30.
Antonio Manuel Hespenha proferiu a conferência “De novo aos fatos: proposta de retorno ao serial numa fase pós-positivista da historiografi a jurídica”, no encerramento do VIII Congresso Brasileiro de História do Direito, realizado no IHGB. Dia 4.
Arnaldo Niskier defendeu, em sua coluna em O Globo, uma reforma de nosso sistema educacional, que ao ensino médio, além de valorizar a interdisciplinaridade e regionalização, privilegie o caráter profi ssionalizante. Dia 25.
Arno Wehling apresentou a comunicação “A historicidade e a História do Direito: algumas questões epistemológicas”, no acima referido Congresso de História do Direito, e realizou
conferência sobre “A centralidade do Rio antes da Corte”, no seminário internacional Rio 450 anos de História, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Dias 1 e 17.
Carlos Eduardo Barata foi entrevistado, na coluna de Ancelmo Goes, sobre seu novo livro A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas, escrito em parceria com Cláudia Braga
Gaspar, a ser lançado em outubro próximo. Dia 6.
Carlos Lessa foi homenageado, com sessão especial no seminário internacional promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, acima referido, onde também coordenou mesa sobre
“Expansão, transformação e exclusão”. Dia 17.
Carlos Wehrs foi agraciado pela Associação dos Professores Inativos da UFF, pelo conjunto de sua obra sobre Niterói, com um medalhão com sua efígie, de autoria do professor Robert
Preis. Dia 27 ago. (*)
Evaldo Cabral de Mello teve seu livro O negócio do Brasil resenhado por Guilherme Freitas em O Globo. Dia 19.
Fernando Henrique Cardoso assina, em O Globo, o perfi l de Jimmy Carter, um grande líder moral de nosso tempo. Dia 8.
Ismênia de Lima Martins participou como coordenadora geral do seminário internacional Rio 450 anos de História, acima referido, onde também apresentou a conferência “A Belle
Époque Italiana no Rio de Janeiro”, do prof. Vittorio Cappelli. Dias 14 a 18.
José Almino de Alencar publicou, no Jornal do Commercio de Pernambuco, artigo intitulado “O Assunto”, sobre diferentes visões e analogias acerca da atual crise política, todas, no entanto, desligadas do que se poderá fazer no futuro em matéria de progresso social. Dia 6.
Lucia Bastos coordenou a mesa “A cidade e as letras” no citado seminário internacional, com a participação, entre outros, de Isabel Lustosa (“A capital de Lisboa para o Rio de Janeiro, do Rio para o sertão”) e Tania Bessone (“Os livreiros do Rio e seus catálogos”). Dia 15.
Manuela Mendonça foi notícia, no caderno Zona Sul, de O Globo, a propósito de sua participação no seminário internacional Presença portuguesa no Rio de Janeiro. Dia 3 set.
Maurício Vicente Ferreira foi eleito presidente do Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO para o biênio 2016-2017. Dia 23.
D. Orani Tempesta recepcionou, no Salão Nobre do IHGB, o presidente do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e os participantes do encontro das
comunidades judaica e cristã. Dia 4.
Paulo Knauss coordenou a mesa “Traços luso-cariocas de um acervo-público: 450 anos da cidade no AGCRJ”, no seminário da Fundação Casa de Rui Barbosa. Dia 18.
Pedro Corrêa do Lago foi eleito sócio titular do IHGB. Dia 30.
Roberto DaMatta aponta em sua coluna em O Globo, como ponto nodal da crise brasileira, o vezo de tornar irreal ou imoral a versão do adversário, desqualifi cando a realidade do país. Dia 2.
Sergio Paulo Muniz Costa criticou, em sua coluna no Diário do Comércio, de São Paulo, o fatiamento da Operação Lava-Jato e o “paroquialismo” que assola a política brasileira. Dia 24.
Tania Bessone participou do II Encontro de Pesquisadores de Cultura Luso-Brasileira promovido pelo Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras, no Real Gabinete Português de Leitura. Dia 28 set.
Victorino Chermont de Miranda foi reconduzido, pelo Ministério da Educação, para membro do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo, da UNESCO. Dia 23.
(*) Republicada por incorreção na edição anterior.
Destaque na Imprensa
Os destaques do mês fi caram para os sócios Fernando Henrique Cardoso e Cybelle de Ipanema, em O Globo, nas edições de 6 e 13 setembro.
FHC foi entrevistado por Mariana Sanches, em página inteira, sobre a crise política, a erosão da base de apoio do governo, a gênese da corrupção e o divórcio entre o PT e o governo, à conta, sobretudo, das medidas preconizadas para reverter a situação.
Já, Cybelle, foi capa e tema do caderno O Globo- Extra/ Ilha, sobre os 448 anos da Ilha do Governador, discorrendo sobre as origens do logradouro, primitivo reduto dos índios temininós, e conduzindo o leitor a um interessante percurso por diversos marcos da localidade, onde reside.
Novos Sócios
O Instituto incorporou ao seu quadro social, na AGE de 30 de setembro, quatro novos membros honorários: d. Gregório Paixão, bispo de Petrópolis e bacharel em Teologia e Filosofia pela Escola da Congregação Beneditina do Brasil e doutor em Antropologia Cultural em Amsterdam, Ismênia de Lima Martins, ex-professora da UFF, pós-doutora em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, e ex-diretora do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, João Paulo dos Reis Velloso, professor de Economia da FGV, criador do CEBRAE e ex-ministro do Planejamento, e Maria Luiza Penna Moreira, ex-professora da UERJ e doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio.
A todos, nossas boas-vindas
Sócio Falecido
O Instituto perdeu em 6 de setembro, no Recife, seu sócio correspondente Fernando da Cruz Gouvêa.
Nascido naquela cidade em 1927, Fernando graduou-se em História pela Faculdade de Filosofi a da UFPE. Começou a vida profi ssional como pesquisador do antigo Serviço Especial de Documentação Histórica, passando, em 1953, a trabalhar no Instituto do Açúcar e do Álcool, tendo integrado a Comissão Organizadora do Museu do Açúcar e do Álcool, a cuja direção, posteriormente, ascendeu. Integrou, também, o Grupo de Estudos do Açúcar (GEA), de 1963 a 1966.
Foi redator da revista da Academia Brasileira de Letras (1967-1974) e colaborador da revista Brasil Açucareiro, do referido museu, onde publicou numerosos artigos sobre engenhos e seus senhores e sobre a modernização da agroindústria açucareira de seu estado natal.
Outras Notícias
Outras Notícias
Livros Recebidos
ALBUQUERQUE, Samuel. Nas memórias de Aurélia: cotidiano feminino no Rio de Janeiro e com a participação dos professores Arno Wehling, Marcelo Siqueira e Edison Molinari, o Curso, aberto em 1 de setembro, estender-se-á, pelos meses de setembro e outubro, em oito aulas, encerrando-se em 20 de outubro, constando de exposições temáticas e trabalhos práticos de transcrição de manuscritos.
As exposições temáticas versam sobre “Conceituação, evolução histórica e relacionamentos da Paleografi a”, “Normas brasileiras de transcrição paleográfi ca”, “Materiais e instrumentos de escrever”, “Sistemas de escrita, escritas romanas, carolíngia, gótica e humanística”, “Números romanos”, “Números arábicos”, “Abreviaturas”, “Análise paleográfi ca”, “Interseções da Paleografi a” e “Diplomática e História: Linhas de força da Administração Luso-Brasileira”.
Algumas Pesquisas
ARAÚJO, Aline de Souza (Pesquisadora) - Fiocruz. Assunto: medicina/modernização/ciências. Finalidade: pesquisa para verbete.
CHAVES JÚNIOR, José Inaldo (Doutorando) - UFF. Assunto: cartografi a. Finalidade: tese de doutorado.
COSTA, Michel Dal (Doutorando) - UNIRIO. Assunto: história da Província do Espírito Santo. Finalidade: pesquisa de doutorado.
Era membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfi co Pernambucano e da National Geografi c Society. Ingressou no IHGB em 1979.
Publicou, entre outros, Oliveira Lima: uma biografi a, em 3 volumes (1976), O Imperador itinerante e Introdução e notas ao Diário de um Senhor de Engenho de Pernambuco – o Barão de Goicana .
Era detentor dos prêmios Alfredo de Carvalho, do Governo de Pernambuco (1976), e José Veríssimo, da ABL (1977).